Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

PERFEITO!

que se caracteriza por ser completo; cabal, rematado, total
que apresenta as melhores qualidades (segundo um padrão intelectual, artístico, estético etc.); magistral, excepcional
que serve de tipo, que é exemplar em relação aos demais; típico, característico
de conformidade com as exigências legais[1]

As escolas particulares trabalham ou para lucrar o máximo ou para formar alunos perfeitos para o mercado de trabalho; enquanto as escolas públicas – sem possibilidade de lucro – trabalham para alcançar o mínimo possível de seus alunos – isso naquelas em que ainda sobraram profissionais que acreditam no que fazem... As melhores empresas são aquelas em que a qualidade é valorizada acima de tudo, por entenderem que o lucro vem de um produto bem aceito. Os melhores artistas são aqueles que não medem esforços para alcançar o melhor de suas habilidades. 


Observando a sociedade, no que diz respeito à busca da perfeição, percebemos que o melhor só se alcança com muito esforço. O problema é que a preguiça, a falta de interesse, a falta de visão e outras coisas mais têm levado muitos a desempenhos fracos e medíocres. Em contraposição, aqueles que colocam seu empenho para desenvolver o melhor do seu potencial apresentam resultados fascinantes.

O que leva alguém a exaltar a imperfeição ou a falta de empenho para buscar a perfeição? Pode ser conformismo – síndrome de Gabriela... Vai saber! Resta saber quem quer ouvir uma música mal tocada, ver uma peça mal interpretada, comer uma comida ruim, andar no carro desmantelando, usar um celular que precisa bater para funcionar... Quem se candidata a ter o pior?! Se não queremos o pior, por que oferecer o pior com a desculpa de que somos “imperfeitos” e nada podemos fazer quanto a isso?! O fato de não ser perfeito não implica em comodismo.

Quem é que vai buscar a perfeição? Quem está disposto a se esforçar, se preciso for, até sacrificar! Trabalhar mais pelo melhor resultado, pagar mais pelo melhor produto, se informar mais para votar melhor, abrir mão de certos alimentos para preservar a saúde... Esses, infelizmente, não se apresentam em grande número. Para fazer parte da massa e atrair a atenção ou mesmo para justificar seus próprios deslizes, muitos preferem se juntar ao grupo dos conformados, no estilo “não posso com eles, juntar-me-ei a eles”!

Pena! Porque uma das melhores coisas da vida é ter um objetivo, é lutar por algo que almejamos, ter desafios a serem alcançados. E a perfeição, sem dúvida, é um grande desafio! É um desafio para o resto da vida...


[1] Dicionário Houaiss online – consultado em 15 abril 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário