Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2011

Vivendo e aprendendo...

Se eu dissesse para alguém “Minha derrota é certa!”, provavelmente a pessoa olharia para mim com uma cara de “quanto pessimismo”. O fato é que a mesma frase poderia ser uma expressão de otimismo... Explico!

Outro dia um amigo pediu para que eu verificasse a frase “Dada por finda a nossa derrota”, da Canção do Marinheiro[1] – sem consultar alguma fonte, apenas entendi que a frase queria dizer que a partir daquele momento não haveria mais perda, apenas vitórias... Ledo engano! Meu amigo deu a dica e pediu que eu verificasse a origem da palavra. Lá estava!!! 

Etimologia da palavra “derrota”:
de- +rota 'caminho', do fr. route (1121-34)'via, caminho, rota',der. do snt. lat. rupta (via) 'caminho rasgado, desbravado', donde 'caminho que se costuma seguir, rota', red. a rupta, fem.substv. do lat. rúptus,a,um,part.pas. de rumpère 'romper'; o der. vern. 1derrota é f.divg. de 2derrota, esta com orig. no fr.ant. desro(u)ter/desruter 'debandar, pôr em fuga', do lat. dirúptus,a,um 'quebrado, desordenado', part.pas. do v.lat. dirumpère 'romper, quebrar, desorganizar'; ver romp-[2].

É isso: Nossa derrota é certa!!! Ou não...


[1] Letra: Segundo Tenente (Refº) (Marinha do Brasil) - Benedito Xavier de Macedo
[2] Houaiss online.

2 comentários:

  1. Pois é, precisamos por vezes na vida mudar o sentido da nossa rota, quebrar vínculos, debandar, o que não quer dizer que não seremos vitoriosos... mas anos e anos considerando a oposição de tal palavra a vitória, dúvido alguém querer admitir-se derrotado! rsss.

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário me deu uma ideia para um texto... Aguarde!

    ResponderExcluir